Saiba como a figura do Imperador pode ajudar você a ter mais sucesso profissional

O Imperador é o Arcano do tarot associado ao pai, aos líderes e governantes e é imprescindível, na Terapira Arquetípica Oracular, para destravar o nosso sucesso profissional.


Arcano do Imperador segundo o tarot Rider Waite



Terapia Arquetípica Oracular é uma técnica fenomenológica que busca ajudar você a identificar que imagens ou crenças povoam o seu inconsciente associadas às suas experiências e a projetar novas imagens para o seu futuro. Ela se utiliza dos Arcanos do Tarot como espelhos do seu inconsciente e também como matrizes capazes de criar novas associações mentais.

No caso de uma imagem negativa associada ao pai ou figura de poder, é necessário que essa imagem seja revista e ressignificada


Não é possível mudar nossas experiências do passado. Mas podemos mudar as imagens ou crenças que criamos a partir daquelas experiências. {alertInfo}


Como foi a sua relação com o seu pai?


Não podemos negar que a maioria das lembranças das pessoas - em especial, das mulheres - com seus pais é traumática. Principalmente no Brasil, onde a cultura patriarcal e machista provoca até mesmo um certo incentivo social para que os homens ajam de forma autoritária, possessiva e/ou negligente.

Situações de abandono, rejeição, maus tratos, abuso de poder, violência e até mesmo sofrimentos das nossas mães que tomamos para nós, acabam se refletindo nas nossas relações com outros homens.




Naturalmente projetamos a imagem que temos internalizada do nosso pai aos colegas, chefes e figuras de autoridade masculinas, na crença que estes, assim como nossos pais, também terão os mesmos comportamentos violentos e/ou hostis.

Com esta visão destes homens, podemos não nos sentir capazes ou autoconfiantes para disputar vagas, sentir medo ou intimidadas por colegas ou chefes, nos acharmos inferiores, culpadas e incapazes de sermos diretas e objetivas no mundo corporativo e profissional, que sentimos como agressivo e desumano.

Nestas circunstâncias, ou assumimos uma postura muito agressiva e defensiva, ao modelo da masculinidade tóxica que tomamos como correta, já que aprendemos que é assim que se consegue as coisas, ou muito passiva e acovardada, preferindo não lutar e avançar na carreira, seguindo o modelo provável da mãe ou outra figura que se submetia à autoridade paterna como meio de sobrevivência. 

Nenhum destas abordagens é positiva.




Como a figura do Imperador pode nos ajudar na Terapia Arquetípica


O arquétipo do Imperador é quem estabelece limites, que estrutura e organiza a vida prática e material. É ele quem tem força e coragem para empreender, para comandar, encontrar as pessoas certas para as tarefas e delegar. Não com punhos de ferro ou ordens militares. Mas com inteligência, racionalidade e segurança.



O Imperador pelo tarot Videntes da Luz: o 'dono da bola'


Sem a energia do Imperador ou do pai positivo, seja você mulher ou homem, não temos coragem ou controle sobre nossos atos. Não temos segurança de nos jogar no mundo, ir atrás das nossas metas e de nos arriscar. 

É preciso da energia do Imperador (ou do pai positivo) para nos sentirmos seguros no mundo.



Fase 1 - Mudança de perspectiva



A primeira fase da terapia levará você a entender que circunstâncias da vida levaram o seu pai aos comportamentos tóxicos ou abusivos com você.





 A busca destas 'imagens arcaicas' são necessárias para que você compreenda o que levou o seu pai a esses comportamentos, entendendo-o não apenas como 'vilão', mas também 'vítima' das circunstâncias e tempo em que viveu. 

Vê-lo sobre esta ótica não tem como objetivo justificar seus comportamentos negativos, mas colocar a imagem deste pai em perspectiva, ajudando a  desmistificar seu poder e esvaziar a força do pai malvado, herói ou bandido e a colocá-o sob a dimensão humana e falível. 

Este passo é fundamental para você perdoar o seu passado, aceitar seu lado yang e preparar você para trabalhar a sua própria energia do Imperador.



Fase 2 - Encontrando o Imperador dentro de si





O passo seguinte será fazer você reconhecer e identificar os atributos positivos do Imperador dentro de você:
  • Quais seus maiores talentos? 
  • Onde você tem voz de comando? 
  • O que lhe dá segurança e o que você precisa fazer para ter essa segurança? 
  • Como colocar a sua vontade em ação sem agressividade ou medo? 

As imagens que seu inconsciente selecionar para estas respostas, dentre outras, lhe darão o norte para você conduzir a sua liderança na vida e a se posicionar assertivamente diante dos desafios.



Fase 3 - Fixando a nova imagem






Feito esse reconhecimento da força interna do pai/Imperador, o passo final trata de expor a imagem do Arcano do Imperador pontualmente a você, através de técnicas de visualização criativa

Esta etapa provocará um novo imprint cerebral deste arquétipo no seu Inconsciente, consolidando-o e induzindo você a trabalhar de forma positiva a favor de comportamentos e atitudes mais firmes, decididas, racionais e corajosas.






Quer saber mais sobre a Terapia Arquetípica Oracular?


Para experimentar a técnica, é só mandar uma mensagem via whatsapp para a terapeuta oracular Rosane Kurzhals. 

A 1ª sessão é gratuita.







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja um Collab do Organom Collab